IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO AMBIENTAL NAS EMPRESAS
BETIM, Belo Horizonte; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS.
O gerenciamento ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Através do gerenciamento, a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.
O gerenciamento ambiental controla e diminui os impactos que a empresa provoca ao meio ambiente. Por ser um modelo estratégico, a sua aplicação deve seguir um planejamento, a fim de reduzir os impactos de suas atividades produtivas no meio. A norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por regulamentar o sistema, estabelecendo os requisitos de implementação e operação.
Qual é a origem da ISO 14001?
A ISO é uma sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização e é formada por diversos países, onde seus membros reúnem especialistas para desenvolver padrões internacionais. Estes padrões são feitos de forma voluntária e são baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado, que irão apoiar a inovação e proporcionar soluções para os desafios globais. O Brasil se inseriu na ISO por meio da ABNT.
A ISO possuí diversas normas e, entre elas, existe a série 14000. Essa série se refere a normas de padrões ambientais com objetivo de abordar temas como:
sistemas de gestão ambiental;
rotulagem ambiental;
auditorias ambientais;
análise do ciclo de vida;
comunicação ambiental;
desempenho ambiental;
aspectos ambientais;
terminologia
A ISO 14001 visa também atender indústrias de qualquer segmento e porte.
O Comitê Técnico 207, chamado ISO/TC207 é a área da ISO responsável pela série ISO 14000. Na ABNT seu correspondente é o CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental.
Fazem parte dessa série, as normas: ISO 14001, 14004, 14010, 14020, 14031, 14040 e 14064. [1]
É através do gerenciamento ambiental que se vincula o SGA (sistema de gestão ambiental), afinal, o que é o SGA? é uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. São seis os elementos importantes de um SGA:
Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;
Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;
Implementação e operação, que são o desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais estabelecidos na política ambiental.
Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e os objetivos estão sendo atingidos;
Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pela alta administração da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade;
Melhoria contínua.
A implementação do SGA é exigida para empresas que estejam sujeitas a PNRS [2]. No entanto, é necessário que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos do sistema de gestão ambiental.
O Sistema de Gestão Ambiental, acompanhado com o gerenciamento ambiental possibilita o controle sobre os resíduos, o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos.
Através do SGA os requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal serão cumpridos, como é o caso da elaboração dos relatórios e emissão de documentos que comprovam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.
As organizações que implementam o sistema de gestão ambiental têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.
Como a LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL pode te ajudar?
contamos com uma equipe multidisciplinar, experiente e capacitada para realizar o gerenciamento ambiental da sua empresa acompanhado do sistema de gestão ambiental que engloba o gerenciamento dos resíduos, vai desde o cadastramento, classificação, controle de geração, até à destinação/disposição finais.
A LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados ao descarte final. Além disso, contribui para alcançar a sustentabilidade.
Fontes:
Sistema de gestão ambiental, – Requisitos com orientação para uso. https://www.ipen.br/biblioteca/slr/cel/N3127.pdf