BELO HORIZONTE, BETIM, CONTAGEM, SETE LAGOAS, POUSO ALEGRE, PATOS DE MINAS, POÇOS DE CALDAS / Minas Gerais.

Em plena recessão econômica, as empresas demonstram dificuldades para sobreviver no mercado. Então, começam a reduzir o quadro de colaboradores. Porém, para os funcionários que buscam sempre se atualizarem profissionalmente costumam serem poupados ou aproveitados em outros setores da empresa.

A taxa de desemprego subiu no segundo trimestre deste ano e chegou a 8,3%, segundo dados divulgados na última terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É neste momento que muitas pessoas devem aproveitar e se capacitarem através de cursos, palestras e treinamentos.

Na área ambiental não é diferente, embora seja um mercado mais promissor dos próximos trinta anos, as pessoas devem buscar a capacitação em novos cursos da área ambiental como, por exemplo: Arborização Urbana, Recuperação de Áreas Degradadas, Reciclagem e Resíduos Sólidos, Gestão de Resíduos Sólidos, Sistema de Gestão ambiental, Licenciamento ambiental, Sustentabilidade, dentre outros. Não basta ter apenas a formação na área, cursos que podem vir a complementar o currículo, a aumentar ou atualizar o conhecimento são de suma importância para o mercado de trabalho. Na área ambiental as coisas vão acontecendo de maneira progressiva e demandam além da experiência uma atualização constante.

A LICENCIAR  AMBIENTAL vem inovando oferecendo diversos cursos na Área ambiental, Segurança do trabalho e Saúde. São cursos de curta duração, práticos e teóricos. Atendendo um público que buscam uma melhor qualificação e capacitação dentro e fora de organizações multinacionais, nacionais nos diversos segmentos do mercado (indústrias, comércio e prestadores de serviços autônomos).

Conforme análise da área comercial da empresa, aponta-se um crescimento de 20% neste segundo semestre pela procura de cursos de capacitação ambiental, segurança do trabalho e saúde. Cursos sendo ministrados até fora da região metropolitana. A estimativa é que para o primeiro semestre do ano de 2016 essa demanda cresça, em busca de novos cursos ambientais devido à procura constante das pessoas por uma vaga no mercado ambiental que tende a ser um dos mais promissores da economia nos próximos trinta anos.

A atualização e capacitação profissional trazem benefícios e fazem valer o investimento em um momento de crise econômica quando surgem as demissões. É importante para a empresa e para o colaborador, pois proporciona melhor excelência no trabalho desenvolvido, produtividade, qualidade e satisfação pessoal de contribuir com a empresa e de se tornar especialista no que faz!

Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/indicadores.php> Acesso em 30 de novembro de 2015.

Clique aqui e acesse o texto em PDF: CURSOS E PALESTRAS

Autor: Edgar Amarante Caldeira Diniz Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, dezembro de 2015.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *