Conforme a norma ABNT 16246:3 Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas Parte 3: Avaliação de risco de árvores. Existem três níveis de avaliaçãoderisco de quedade árvores:
Nível 01 – se destina a avaliação do risco de queda por meio de árvores isoladas ou por grupos de árvores, este nível é totalmente visual, rápido e de baixo custo;
Nível 02 – neste nível emprega-se a análise visual 360º com o emprego de ferramentas manuais (sovelas, enxada de jardinagem, dentre outros);
Nível 03 – é o nível mais completo de avaliação de risco de queda de árvore.Neste nível são determinadas fases para avaliar uma árvore. Além da avaliação 360º, do uso de ferramentas manuais deve se fazer o emprego de equipamentos tecnológicos tais como: o penetrógrafo eletrônico e/ou tomógrafo sônico ou elétrico. Além da parte aérea da árvore com o uso da escalada (utilizando a NR 35).
Para à avaliação de risco de queda de árvores leva-se em consideração a experiência do avaliador/arborista, do histórico da árvore. Deve ser indagado ao cliente com perguntas básicas (há quanto tempo a árvores está sem folhas? Se houve obras ao entorno da árvore? dentre outras). Que serviram para embasar a análise. Após criar este contexto dever se prontificar análise visual e com uso e equipamentos científicos, caso necessário.
O uso do penetrógrafo eletrônico é um equipamento de extrema importância, pois ele consegue avaliar a parede residual da árvore boa, ou seja, o quanto que há de madeira boa em uma árvore, gerando um gráfico demonstrando onde há decaimentos/madeira em decomposição ou cavidades no tronco da árvores.
Crédito: LicenciarBio, outubro de 2024.
Crédito: LicenciarBio, outubro de 2024.
Para avaliar uma árvore no nível 03 é necessário equipamentos que possibilite a validação da norma. Ademais, a LicenciarBio possui este equipamento e profissionais capacitados para realizar avaliações em árvores de nível 3. Faça se contato e saiba mais.
Fixo/WhatsApp: 31 2568 3031/ 31 9 88763730
E-mail: comercial@licenciarambiental.com.br
Autor: Edgar Amarante Caldeira Diniz / Mestre em Ecologia. Dezembro de 2024.