Belo Horizonte; Betim; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS.
O formulário de Informações Ambientais Básicas é um tipo de licenciamento de empreendimentos de Classe I, II, III e IV dentro do município de Belo Horizonte/Minas Gerais. É um processo simplificado, exigido para empresas de pequeno porte ou pequeno potencial poluidor.
Neste processo de Licenciamento ambiental, são questionados sobre as matérias-primas, os insumos, os resíduos sólidos, efluentes líquidos e atmosféricos. É contemplado um croqui da área da empresa, fotografias e fluxogramas.
Todo o processo é acompanhado por uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional que realizou o trabalho e fez a Gestão Ambiental do empreendimento.
Com procedimentos mesmo simplificados, como mencionamos anteriormente, este se faz de grande importância, pois é capaz de tornar a empresa mais eficiente em sua produção, acarretando economias, mais desempenho, menos geração de resíduos, além de atender a legislação ambiental e ser mais sustentável. Compartilhando uma gestão preocupada com o meio ambiente.
Nós da Licenciar Consultoria Ambiental, contamos com uma equipe multidisciplinar, experiente e capacitada para realizar o Licenciamento ambiental da sua empresa. Atendemos toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Entre em contato e saiba mais!
Autora: SOUSA, A.J.M – Bióloga Licenciada e Bacharela em Gestão Ambiental, Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas na empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, maio de 2017.