AVALIAÇÃO DE RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES – ABNT 16246:3
A LicenciarBIO® é uma empresa que atua na temática da ArborizaçãoUrbana focada em análise fitossanitária em árvores e avaliação do risco de queda de árvores. Desenvolve seus trabalhos técnicos conforme a ABNT 16246:3 – Florestasurbanas — Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas Parte 3: Avaliação de risco de árvores. Estamos sediados na cidade de Betim/MinasGerais região metropolitana de Belo Horizonte.
Para persistir e sobreviver em qualquer ambiente, uma árvore deve ser mecanicamente confiável e possuir razoável fator da segurança. Problemas no tronco atribuem sérios riscos de queda em árvores maduras e potencializam a ocorrência de acidentes (NICKLAS, et al 2002).
Na avaliação de risco de queda de árvores três fatores são importantes compreender, o potencial para a falha da árvore, os fatores ambientais que podem contribuir para a falha, o que pode ser danificado e o que seria o alvo (ISA, 2015).
Uma variável que deve ser observada são as condições meteorológicas, o vento é o causador da maior carga que as árvores tem que suportar. Os efeitos dos ventos fortes sobre as árvores dependem das características da espécie e das condições de cada indivíduo (JAMES, 2003).
Por que devemos avaliar o risco de queda de uma árvore e seu estadofitossanitário? Uma árvore localizada em área urbana consequentemente além dos seus benefícios proporcionados as pessoas também podem trazerem problemas. Desde então deve se fazer uma gestão do risco que esta árvore pode está oferecendo a um transeunte. Analisar seu estado fitossanitário e o risco de queda é um dos procedimentos adequados para futuras decisões de manejo.
A LicenciarBio detém de maiores informações para que você possa realizar a análise fitossanitária e o risco de queda da árvore da sua residência, calçada ou da praça. Entre em contato: