Betim; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano; Belo Horizonte/MINAS GERAIS.

A demanda por estudos ambientais, gestão ambiental, assessoria e consultoria ambiental estão cada vez mais constantes para os empreendedores junto aos órgãos ambientais! E muitas vezes, são tantas ofertas no mercado que deparamos com uma dúvida cruel: quem poderá da melhor forma atender a demanda e solucionar o problema, até mesmo gerenciar melhor as questões ambientais dentro da empresa e propor melhorias juntamente com uma produção mais eficiente. Uma empresa de Consultoria Ambiental ou um Profissional Autônomo?

Então, antes de pensarmos em preços, devemos relembrar aquele velho ditado: o barato que sai caro! Pois, as diferenças vão além do preço final do serviço!

As diferenças entre a Consultoria ambiental e o Autônomo, são várias! Começamos pela principal:

  • Ao contratar uma empresa de consultoria ambiental, você tem toda uma equipe realizando a sua demanda, vários profissionais de vários segmentos e não apenas um profissional (que não possui conhecimento em todas as áreas)! Com isso, uma empresa tem uma visão mais ampla sendo norteada com a opinião de uma equipe multidisciplinar!
  • A segurança que a empresa passa ao cliente – deve ser levada em conta. Pois, a garantia que seu projeto ou estudo ambiental será realmente entregue, mesmo que algo inesperado aconteça. A empresa consegue arcar com os prejuízos, visando à qualidade, satisfação e a fidelidade do cliente, e o autônomo?
  • A teoria é primordial e a prática é fundamental – Não existe profissional que saiba tudo na área ambiental ou em qualquer outra área, há sempre uma troca de conhecimentos, e isso não é adquirido somente na academia, mas com outras equipes, profissionais e com troca de experiência! Quanto mais experiência no mercado de trabalho, é mais certeiro que seu processo ambiental tenha êxito! E às vezes, um profissional autônomo, não tem a experiência que toda aquela equipe de uma Consultoria Ambiental tenha!
  • O bom relacionamento com Órgãos Ambientais e Públicos – esse contato é construído através do dia a dia, com muita ética e profissionalismo, uma equipe de Consultoria Ambiental, está sempre em contato com os Órgãos Ambientais, revendo processos, acompanhando legislações, condicionantes, são muitas as demandas, e com isso acabam tendo um contato maior que autônomos que fazem aquele trabalho esporadicamente.
  • Para finalizar: Referências Comerciais – você tem uma lista de referências comercias de uma empresa de consultoria ambiental, seja ela disponibilizada em um site, em uma proposta comercial ou no seu próprio portifólio. Dando a oportunidade para quem está contratando, checar essas referencias e ver a satisfação dos clientes já atendidos pela empresa. Já um autônomo, possui uma cartela de clientes reduzida, além de ser mais difícil fazer pesquisas de satisfação em nome de uma pessoa física! É importante checar comentários em páginas empresarias redes sociais… É mais fácil saber de uma empresa que tem um nome a zelar, uma marca e que é amplamente divulgada!

Agora, você já sabe melhor opinar sobre o que escolher e ficar tranqüilo com suas demandas ambientais!

Caso precise de quaisquer  assessorias e consultorias ambientais, pode nos contactar!

A Licenciar Consultoria Ambiental, conta com uma equipe multidisciplinar, experiente e capacitada para realizar estudos ambientais, monitoramentos contínuos, gestão ambiental, dentre outros! Atendemos toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Entre em contato e saiba mais!

Autora: SOUSA, A.J.M – Bióloga Licenciada e Bacharela em Gestão Ambiental, Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas na empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, janeiro de 2017.

Créditos: Canal do empreendedor. Disponível em: <http://canaldoempreendedor.com.br/coaching/como-formar-equipes-empreendedoras-dentro-de-sua-empresa/> Acessado em 19 de janeiro de 2017.

Acesse o texto em PDF: Consultoria Ambiental x Autônomo

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *