Ubá, Viçosa, Dores do Turvo, Contagem, Belo Horizonte, Senador Firmino, Ponte Nova, Piranga, Lamim Alto Rio Doce, Desterro de Melo, Rio Pomba, Astolfo Dutra – Minas Gerais

Atualmente os serviços topográficos tem a prerrogativa de que todos os trabalhos não somente na área de construção civil, mas ambiental, sistemas de irrigação, logística, dentre outros. Fazem parte de várias frentes de serviços no que tange a projetos técnicos. É com base na topografia que são delimitadas várias tomadas de decisões, a partir do número de informações que um estudo topográfico bem elaborado pode oferecer.

Atualmente existem empresas aptas a elaborar os mais variados projetos topográficos. Cada projeto vai determinar a metodologia e o equipamento a ser utilizado. Para serviços simples (demarcações de terrenos e cadastros de áreas pequenas, locação de árvores) usam-se instrumentos com tecnologias mais baratas e até mesmo equipamentos de baixo custo. Neste caso vai depender do objetivo e da necessidade informações ou dados do projeto. Em situações que há uma demanda maior de detalhes técnicos, estes trabalhos exigirão equipamentos adequados (GPS RTK, Drones, Scanner, Estação Total, Níveis de precisão) e profissionais capacitados.

Os serviços topográficos estão à mão de qualquer demanda técnica conforme as normas NBR 13.133 – Norma para Execução de Levantamento Topográfico da ABNT e nas Especificações e Normas Gerais para Levantamentos Geodésicos do IBGE. Tais como: CARCadastro Ambiental Rural; Georeferenciamento de Propriedades Rurais; Cadastros de Áreas de Preservação PermanenteAPP; Demarcação de Reserva Legal; Projetos de Implantação de Condomínios – viários, drenagem pluvial. São inerentes ao processo de qualquer atividade técnica das engenharias ambiental e civil.

Portanto a Licenciar Consultoria Ambiental possui pessoal qualificado para atender as demandas do mercado da construção civil ambiental e do agronegócio em Minas Gerais.

Bibliografia Consultada:

Manual para Execução de Serviços Topográficos. Companhia Catarinense de Água e Saneamento, junho de 2006. Disponível em: http://www.casan.com.br/ckfinder/userfiles/Documentos Download/Topografia 3Edicao.pdf > acesso em setembro de 2016.

Site:https://portogente.com.br/colunistas/edesio-elias-lopes/36200-um-pouco-de-historia-da-topografia > acesso em setembro de 2016.

Autor: Edgar Amarante Caldeira Diniz – Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda. Setembro de 2016.

Acesso o Texto Em PDF: servicos-topograficos

 

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *