BELO HORIZONTE, BETIM, CONTAGEM, SETE LAGOAS, PARÁ DE MINAS, POUSO ALEGRE, POÇOS DE CALDAS, VARGINHA – MINAS GERAIS

Para que as árvores cumpram com suas funções no ambiente urbano, mantendo-se em estado adequado e sadio, é necessária a adoção de práticas sistematizadas de manutenção, dentre as quais a poda, que deve ser conduzida por profissionais e norteada por conhecimentos técnico-científicos (MILANO e DALCIN, 2000).

A atividade de poda e corte de árvores urbanas na maioria das regiões brasileiras é vista como uma prática corriqueira sem os devidos conhecimentos técnicos que são necessários a atividade. No entanto já existem movimentos institucionais que buscam por uma padronização de técnicas e mais conhecimento dos profissionais envolvidos.

A International Society of Arboriculture (ISA) realiza, anualmente, o Congresso Mundial de Arboricultura e o Campeonato Mundial de Escalada em Árvores (ITCC), com o objetivo de divulgar informações, trabalhos científicos e técnicas disponíveis em todo mundo relacionados à arborização urbana. O Brasil também vem se destacando, realizando ótimos congressos anualmente em diferentes cidades por todo o País, organizados pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU ( www.sbau.org.br) . Há quatro anos ocorre também o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, a fim de estimular e difundir o profissionalismo, segurança e técnicas interventivas no manejo das árvores em meio urbano (SBAU).

Atualmente a empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda localizada na região metropolitana de Belo Horizonte – Minas Gerais em um dos seus serviços oferecidos aos seus clientes é o Manejo de Vegetação Arbórea. Este serviço recai sobre uma demanda existente e reprimida no mercado. Reprimida no sentido da falta de profissionais qualificados para atividade de poda e corte de árvores e falta de reconhecimento de quem contrata esse tipo de serviço. Existem vários subserviços ligados no que tange ao manejo de vegetação urbana, como por exemplo: plantio de árvores em calçadas, análise fitossanitária, identificação de espécimes, análise risco, condução de mudas, projetos de arborização e rearborização, transplante de árvores, emissão de relatórios técnicos jurídicos, dentre outros.

Diante da atuação da Licenciar Consultoria Ambiental em serviços de poda e corte de árvores, a empresa, atua com profissionais competentes e experientes com conhecimentos técnicos na área de segurança do trabalho e ambiental. Geralmente esta atividade requer trabalhos em altura com auxílio de cestos aéreos acoplados em caminhão munck ou a escalada que dispensa qualquer dispositivo de auxilio a elevação do profissional. Os trabalhos em altura requerem treinamentos teórico e prático na NR 35 – Trabalhos em Altura, e para manuseio de equipamentos no caso a motosserra NR 12 – Manuseio de máquinas e Equipamentos. Outra questão que requer uma ênfase é a técnica de escalada. Esta por si só já diz escalar, ou seja, acessar as diversas partes das árvores com equipamentos próprios para escaladas. É obrigatório para trabalhos em altura acima de 2,0m o uso de cinto de segurança tipo paraquedista (NR – 35, 2013).

Para obtenção de êxito em trabalhos de corte e poda de árvores devem-se seguir algumas orientações: a) arboristas (operadores de motosserras) qualificados e treinados; b) acompanhamento / coordenação técnico ambiental e de segurança do trabalho em tempo integral sempre que possível; c) análise preliminar de risco da atividade a ser executada incluindo análise fitossanitária do espécime em questão; d) estratégia e cronograma de execução; e) uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s; f) isolamento da área de trabalho com Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s; g) documentação em dia dos equipamentos (motosseras); h) autorização ambiental de manejo de poda e corte de árvore emitida pelo órgão competente.

Neste contexto pode-se dizer que a atuação da empresa LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA vem alcançado resultados positivos no manejo de vegetação arbórea. Procurando satisfazer e conquistando novos clientes com boas práticas comerciais e técnicas.

Bibliografia Consultada:

Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora 35. Disponível em: http://acesso.mte.gov.br/data/files/8A7C816A4 19E9E3401420E0B5A4D4C57/Cartilha%20N R%2035.pdf> Acesso em: 05 de novembro de 2015.

MILANO, M.; DALCIN, E. Arborização de vias públicas. Rio de Janeiro: Light, 2000. 206p.

SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Manutenção de Árvores. Disponível em: < http://www.sbau.org.br/site/arquivos/Programa %20Curso%20de%20Poda%20Porto%20Alegr e_b0f03a.pdf> Acesso em: 05 de novembro de 2015.

Edgar Amarante Caldeira Diniz
Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda. Novembro de 2015.

Acesse o texto em PDF, clique AQUI: Poda e Corte de Arvores_05.11.15

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *