Ainda há tempo para fazer os cortes de emissões de gases-estufa necessários para impedir que o planeta se aqueça perigosamente, as medidas necessárias para tal são tecnicamente viáveis, e o custo de eliminar o carbono não vai prejudicar a economia. Essa foi a conclusão de um novo estudo internacional, liderado por uma rede de pesquisa da ONU e por um centro de pesquisa francês. A análise é a mais detalhada até agora sobre como manter o aquecimento global abaixo do acréscimo de 2°C, considerado perigoso.

O trabalho, batizado de DDPP (Projeto para Trajetórias de Descarbonização Profunda, sigla em inglês), é a somatória de estudos feitos por equipes de cientistas dos 16 países que mais emitem gases de efeito estufa no mundo, Brasil incluído. O estudo é uma tentativa de conectar duas pontas soltas do combate à mudança climática: os dados científicos compilados pelo IPCC (painel do clima da ONU) e as negociações da COP 21, a cúpula do clima, que reunirá chefes de Estado para assinar um acordo global de redução de emissões.

Leia a matéria completa… AQUI!

Fonte: Disponível em:< http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/09/frear-aquecimento-e-possivel-mas-planeta-deve-ajustar-rumo-diz-estudo.html> Acessado em 17 de setembro de 2015.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *