A administração pública do município de Contagem possui uma de suas modalidades de Licenciamento Ambiental o CRACERTIFICADO / CERTIDÃO DE REGULARIDADE AMBIENTAL. Esse certificado / certidão ambiental é destinado a empresas de maneira geral que são enquadradas com baixo potencial poluidor (para micro empreendedores individuais, empresas optantes do Simples e empresas que não estejam enquadradas em atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente). Dessa maneira o CRA pode ter uma diferenciação na documentação solicitada para formalização do processo ambiental junto à Secretaria de meio ambiente de Contagem (SEMA). Ora são pedidos: laudo de esgotamento sanitário emitido pela COPASA, laudo da TRANSCON, AVCB – aprovado pelo Corpo de Bombeiros, laudo de ruídos ambientais, dentre outros.

A Certidão de Regularidade Ambiental pode ser transformada em uma ferramenta de gestão ambiental para muitas empresas. No momento a política ambiental de cada empresa deve ser implementada e colocada em prática. Em função do ganho de mercado que esta organização pode alavancar. Uma empresa que busca a sustentabilidade ou a melhoria contínua dos seus processos de produção muito provável que seus clientes vejam esta organização com outro enfoque, ou seja mais comprometida com o meio ambiente. A exigência dos clientes, a concorrência e a economia se transformam a todo instante. Neste quesito a empresa que não inovar, que não tiver políticas claras e eficientes para a sua cadeia de negócios não sobreviverá.

Portanto o caminho inicial pode se dizer que é a implantação de uma política ambiental eficiente dentro da organização. Independentemente da fiscalização, da ineficiência da gestão pública o empreendedor deve se munir de políticas sérias para que seu negócio seja consolidado.

Na área ambiental as empresas devem contratar assessoria técnica para seu Licenciamento Ambiental e implantação da gestão ambiental.

A Licenciar Consultoria Ambiental é especializada em assessorar empreendedores

que querem ter seus negócios sólidos.

Autor: Edgar Amarante Caldeira Diniz  – Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, setembro de 2016.

Acesse o texto em PDF: certidao-de-regularidade-ambiental_21-09-16

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *