As florestas são, sem dúvidas, umas das maiores riquezas naturais de nosso planeta.Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, elas podem ser definidas como “uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in sito”.

As florestas são importantes fontes de biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos. Diante de sua importância indiscutível, surgiu, em 1971, o Dia Mundial das Florestas, ou Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março. A data foi estabelecida para coincidir com o início da primavera no hemisfério norte.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional. Entretanto, esses números podem ser facilmente mudados, uma vez que a destruição desses biomas é cada vez maior, principalmente em razão doavanço da agropecuária e da exploração ilegal dos recursos, tais como a madeira.

Como consequência da destruição das florestas, podemos citar a diminuição constante da biodiversidade, com a redução do número de espécies de plantas, animais e outros seres vivos. Além disso, devemos destacar os efeitos nos regimes de chuvas, que tendem a diminuir, e a liberação de dióxido de carbono,que pode influenciar ativamente as mudanças climáticas.

Ao destruir áreas florestais, perdemos também uma grande variedade de plantas com potencial farmacológico, algumas ainda desconhecidas pelo homem, e exterminamos áreas de onde são retiradas as fontes de sobrevivência de diversas comunidades tradicionais.

No Dia Mundial das Florestas, várias ações são realizadas ao redor do globo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as áreas florestais. O foco principal é que todos entendam como as florestas são importantes para todos os seres vivos e a necessidade de um uso racional de seus recursos.

Por Ma. Vanessa dos Santos.

Fonte: Brasilescola. Disponível em:< http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-floresta.htm>. Acessado em 21 de Março de 2016.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *